Você já parou para pensar sobre o que existe escondido atrás de paredes de monumentos famosos ou qual foi o evento histórico insano que aconteceu em um ponto turístico badalado? Bem, prepare-se para uma viagem no tempo com uma pitada de curiosidade! Nesse artigo, conheceremos fatos surpreendentes a respeito de alguns dos destinos mais icônicos do mundo. Aposto que você nunca viu esses lugares com esse olhar!
Bom, realmente é difícil imaginar Paris sem a magnífica Torre Eiffel, você não concorda? Mas, você sabia que essa maravilha de ferro quase foi desmantelada, isto é, destruída? Ela foi construída como uma atração temporária para a Exposição Universal de 1889 e deveria ser desmantelada 20 anos depois! Mas, felizmente, Gustave Eiffel, o engenheiro por trás da obra, conseguiu salvar a torre apresentando a sua utilidade como plataforma de comunicação para telegrafia e rádio! Hoje, é difícil pensar em Paris sem sua grande dama de ferro, visto que ela é um ponto turístico inesquecível.
Além dos célebres combates dos gladiadores, o Coliseu de Roma foi também o local de batalhas navais magnânimas, denominadas “naumaquias”. No início do Império Romano, o campo de batalha era inundado com água, e recriações de ondas marítimas eram realizadas com barcos e tripulantes, assim, eram oferecidos espetáculos grandiosos. Essa realização era possível a partir de um aqueduto que abastecia a arena rapidamente. Com o tempo, as batalhas navais foram abandonadas, em virtude do complexo de sua execução e das reformas que criaram túneis subterrâneos no Coliseu. E pensar que hoje a gente só tira selfies por ali, né?
A Estátua da Liberdade é um ícone dos Estados Unidos, no entanto, sua trajetória até Nova York foi repleta de obstáculos. Ela foi um tributo da França, mas ao chegar, foi recebida em 350 partes separadas! Para piorar ainda mais, os Estados Unidos estiveram prestes a perder o presente, pois o governo não possuía recurso para a construção do pedestal. A solução só apareceu quando o redator do jornal New York World dirigiu uma campanha de arrecadação com doações de cidadãos comuns. Ou seja, sem a assistência do povo, o presente teria permanecido no chão! Quando for lá, dê valor a esse ponto turístico!
Todos conhecem o mito de que a Grande Muralha da China é a única obra humana visível do espaço, correto? Entretanto, isso não é verdade. Apesar de a muralha ser uma das mais extensas construções já criadas, ela não é visível do espaço a olho nu. Os astronautas afirmam ser extremamente difícil distinguí-la a olho nu e sem utilizar o auxílio de lentes poderosas. Contudo, convenhamos, isso não diminui em nada o seu valor monumental, não é mesmo?
O Taj Mahal é um dos monumentos mais românticos do mundo, construído pelo imperador Shah Jahan em homenagem à memória de sua esposa, Mumtaz Mahal. Porém, segundo uma lenda, ele planejava realizar a construção de um segundo Taj Mahal, todo em mármore negro, do outro lado do rio Yamuna! Esse plano nunca se concretizou, pois o imperador Shah Jahan foi deposto por um de seus filhos e o monumento em mármore negro nunca passou de uma ideia. De toda forma, o Taj Mahal continua a nos impressionar com sua beleza e mistério, não é?
Famosa mundialmente pela sua inclinação acidental, a Torre de Pisa já começou a inclinar durante a sua construção, em 1173! Os engenheiros observaram o problema, a propósito, quando chegaram ao terceiro andar e eles tentaram compensar. Eles fizeram o lado oposto um pouco mais alto, mas não teve jeito. A inclinação só parou de piorar depois de muitas tentativas de reforço feitas no século XX, tornando-se o monumento que conhecemos hoje em dia. Fica a dica: a inclinação foi um erro que virou sucesso!
Em suma, esses são somente alguns exemplos de como os mais célebres monumentos do mundo encerram histórias curiosas e até um pouco inusitadas. Seja um presente “quebra-cabeça”, uma sala secreta ou embates navais no Coliseu, cada um desses lugares traz uma rica bagagem e repleta de surpresas. Da próxima vez que você visitar alguma dessas atrações, tenha em mente que elas são mais do que simples “pontos de selfie”, mas testemunhas vivas de fatos curiosos e fascinantes!
Agora que você já conhece histórias como essas, por que não incluí-las em sua próxima viagem? Além de agregar ao seu passeio, será ótimo impressionar os amigos com essas curiosidades de cunho histórico. Vamos explorar o mundo com outros olhos e conhecer outro ponto turístico? 🌍✈️
São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, uma encantadora vila de pescadores, localizada…
Viajar é maravilhoso, porém, na hora da arrumação da mala, nos deparamos sempre com a…
Lençóis é um lugar que parece ter sido tirado de um sonho: ruas de pedra,…
Se você busca um destino dos sonhos, onde praias de areia branca e águas cristalinas…
Natal, situada em pleno nordeste brasileiro, é um convite para explorar as praias paradisíacas, o…
Imagine-se em um lugar onde a natureza se apresenta em sua forma mais pura, com…